Desempenho do Descritor Máxima Diferença na Classificação de Plantações de Eucalipto no Estado do Rio de Janeiro
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O crescimento da área plantada de eucaliptos no Brasil vem sendo constatado por dados censitários, e a utilização de dados de sensoriamento remoto contribui para entender onde, quando e como este processo de crescimento acontece. Este trabalho tem como objetivo analisar o desempenho de indicadores espectrais de dados LANDSAT, na classificação de coberturas de eucalipto em diferentes estágios de crescimento, utilizando como área piloto o estado do Rio de Janeiro. Foram utilizados descritores de máxima diferença espectral e NDVI, extraídos de imagens do sensor OLI/LANDSAT8, numa classificação orientada à objetos (GEOBIA). A matriz de confusão utilizando pontos de validação, indicou uma exatidão total de 83,6% e um índice kappa de 0,807. O classificador apresentou um erro de comissão de 17%, principalmente com coberturas homogêneas de florestas e cultivos. O erro de omissão de 9% está distribuído principalmente em áreas de encostas, atribuindo um melhor desempenho para o classificador nas áreas planas.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").