MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO POR MEIO DE CLASSIFICAÇÃO BASEADA EM OBJETOS: ESTUDO DE CASO PARA A BACIA DO RIO SÃO JOÃO - RJ

Conteúdo do artigo principal

Maria Luisa da Fonseca Pimenta
Raúl Sánchez Vicens
Felipe Mendes Cronemberguer
Vinicius da Silva Seabra

Resumo

O objetivo desta pesquisa é apresentar os resultados metodológicos do
mapeamento geomorfológico automatizado realizado por meio de Análise Baseada em Objetos (OBIA). Para tal, Modelos Digitais de Elevação (MDE's) gerados a partir do sensor Advanced Spaceborne Thermal Emission and Reflection Radiometer (ASTER) e seus subprodutos foram usados em uma análise multirresolução baseada em objeto para discriminar características geomorfológicas da bacia de drenagem do rio São João, no Estado do Rio de Janeiro, que exibe significativa geodiversidade. A classificação foi realizada através de redes semânticas hierárquicas oriundas da OBIA, incluindo a segmentação multirresolução e os modelos fuzzy, que foram utilizados a partir dos valores do terreno e de textura, além da relação com a vizinhança. A classificação gerada atingiu o nível de escala 1:100.000, definido como o nível taxonômico das formas de relevo, e qualitativamente mostrou significativa coerência com a geomorfologia regional, reconhecida pela pesquisa empírica. Para sua validação, buscou-se sobrepô-lo a mapeamento semelhante elaborado para a área obtido pelas ferramentas de análise espacial em um Sistema de Informação Geográfica (SIG). Notou-se que as formas geomorfológicas com menor gradiente são melhores detalhadas no SIG, principalmente aquelas que possuem formas lineares - correspondentes aos vales em superfícies planas de várzea. Já as formas de vertentes são mais diferenciadas pela segmentação baseada em objeto e posterior classificação, destacando a possibilidade de tratamento de imprecisões nesta abordagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PIMENTA, M. L. da F.; VICENS, R. S.; CRONEMBERGUER, F. M.; SEABRA, V. da S. MAPEAMENTO GEOMORFOLÓGICO POR MEIO DE CLASSIFICAÇÃO BASEADA EM OBJETOS: ESTUDO DE CASO PARA A BACIA DO RIO SÃO JOÃO - RJ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43921. Acesso em: 8 ago. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Luisa da Fonseca Pimenta, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ Departamento de Geografia - Laboratório ESPA

Raúl Sánchez Vicens, Universidade Federal Fluminense - UFF

Universidade Federal Fluminense - UFF Departamento de Geografia - Laboratório de Geografia Física

Felipe Mendes Cronemberguer, Universidade Federal Fluminense - UFF

Universidade Federal Fluminense - UFF Departamento de Geografia - Laboratório de Geografia Física

Vinicius da Silva Seabra, Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ Departamento de Geografia

Universidade Estadual do Rio de Janeiro - UERJ Departamento de Geografia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)