MONITORAMENTO DA REFLECTÂNCIA ESPECTRAL APÓS EXTINÇÃO DO FOGO E UMA PROPOSTA PARAA DETECÇÃO DE ÁREAS QUEIMADAS EM VEGETAÇÃO CAMPESTRE DE CERRADO

Conteúdo do artigo principal

Otávio Augusto de Araujo Pessoa
Paulo Roberto Meneses
Gustavo Macedo de Mello Baptista
Tati de Almeida

Resumo

A efemeridade dos indícios da ocorrência de incêndios florestais no Cerrado dificulta a identificação, por meio de imagens de sensoriamento remoto, das áreas afetadas, restringindo esta identificação às queimadas mais recentes e forçando a utilização de imagens com baixa resolução espacial e alta resolução temporal. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a evolução temporal do comportamento espectral de uma área queimada formada por vegetação campestre no Cerrado, a fim de identificar a existência de indicadores que pudessem ser utilizados na elaboração de um método capaz de identificar, de forma automatizada, áreas de queimadas, especialmente as mais antigas. Para tanto, a evolução temporal do comportamento espectral da área de estudo foi acompanhada por meio de espectrorradiometria de campo. Por meio dos espectros reamostrados para as configurações do sensor TM foi possível identificar padrões em sua evolução temporal, padrões estes que foram utilizados na elaboração de um método de identificação de queimadas baseado no índice NDVI. O método foi aplicado na classificação de uma imagem TM (órbita/ponto 221/071) referente a dia 09 de outubro de 2010 (final da temporada de queimadas), a fim de permitir uma avaliação a respeito da potencialidade do método. O método proposto apresentou resultados significativos, com alto índice de acerto para queimadas com diferentes idades, inclusive para queimadas ocorridas há mais de 90 dias. Diante dos resultados obtidos para a área de estudo, é possível que a aplicação do método proposto também obtenha bons resultados na identificação de queimadas em outras áreas do Cerrado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PESSOA, O. A. de A.; MENESES, P. R.; BAPTISTA, G. M. de M.; ALMEIDA, T. de. MONITORAMENTO DA REFLECTÂNCIA ESPECTRAL APÓS EXTINÇÃO DO FOGO E UMA PROPOSTA PARAA DETECÇÃO DE ÁREAS QUEIMADAS EM VEGETAÇÃO CAMPESTRE DE CERRADO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44633. Acesso em: 22 maio. 2022.
Seção
Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>