MONITORAMENTO DA REFLECTÂNCIA ESPECTRAL APÓS EXTINÇÃO DO FOGO E UMA PROPOSTA PARAA DETECÇÃO DE ÁREAS QUEIMADAS EM VEGETAÇÃO CAMPESTRE DE CERRADO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A efemeridade dos indícios da ocorrência de incêndios florestais no Cerrado dificulta a identificação, por meio de imagens de sensoriamento remoto, das áreas afetadas, restringindo esta identificação às queimadas mais recentes e forçando a utilização de imagens com baixa resolução espacial e alta resolução temporal. Sendo assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a evolução temporal do comportamento espectral de uma área queimada formada por vegetação campestre no Cerrado, a fim de identificar a existência de indicadores que pudessem ser utilizados na elaboração de um método capaz de identificar, de forma automatizada, áreas de queimadas, especialmente as mais antigas. Para tanto, a evolução temporal do comportamento espectral da área de estudo foi acompanhada por meio de espectrorradiometria de campo. Por meio dos espectros reamostrados para as configurações do sensor TM foi possível identificar padrões em sua evolução temporal, padrões estes que foram utilizados na elaboração de um método de identificação de queimadas baseado no índice NDVI. O método foi aplicado na classificação de uma imagem TM (órbita/ponto 221/071) referente a dia 09 de outubro de 2010 (final da temporada de queimadas), a fim de permitir uma avaliação a respeito da potencialidade do método. O método proposto apresentou resultados significativos, com alto índice de acerto para queimadas com diferentes idades, inclusive para queimadas ocorridas há mais de 90 dias. Diante dos resultados obtidos para a área de estudo, é possível que a aplicação do método proposto também obtenha bons resultados na identificação de queimadas em outras áreas do Cerrado.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PESSOA, O. A. de A.; MENESES, P. R.; BAPTISTA, G. M. de M.; ALMEIDA, T. de. MONITORAMENTO DA REFLECTÂNCIA ESPECTRAL APÓS EXTINÇÃO DO FOGO E UMA PROPOSTA PARAA DETECÇÃO DE ÁREAS QUEIMADAS EM VEGETAÇÃO CAMPESTRE DE CERRADO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n6-44633. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44633. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").