Aplicação da neográfica na análise de processos erosivos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo refere-se à aplicação da neográfica como meio de análise dos processos erosivos e seus principais agentes influenciadores da bacia do ribeirão Reis, através da exploração de dados que inicialmente estão representados em valores numéricos em forma de tabelas, para se chegar a uma tipologia de processos erosivos. Esta metodologia foi desenvolvida por (BERTIN, 1986), e tem como finalidade manipular dados tabelados com o intuito de revelar informações que possam existir em nível de conjunto, pela análise realizada diretamente da tabela. Esta manipulação refere-se à permuta de linhas e/ou colunas, que resultam em representações gráficas, capazes de revelarem agrupamentos significativos. Com isso foi possível alcançar o nível de síntese relativo à suscetibilidade dos processos erosivos da área em estudo em função dos agentes considerados na pesquisa, baseado no agrupamento dos meses com características comuns. Determinou-se assim, a ocorrência de 4 classes: meses com alta, média, baixa e muito baixa suscetibilidade à erosão. Dessa forma, revelaram-se informações que estavam contidas implicitamente nos dados tabelados, que, em um primeiro momento, não permitiam a obtenção de informações em nível de conjunto, ou seja, a obtenção da síntese. Assim, este trabalho demonstra que o tratamento gráfico dos dados ou neográfica é uma metodologia que viabiliza a obtenção de novas informações com a simples manipulação das próprias tabelas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, V. D.; QUEIROZ, D. R. E. Aplicação da neográfica na análise de processos erosivos. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 1, p. 391–408, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n1-45260. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45260. Acesso em: 20 dez. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").