CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL-CIDADÃ

Conteúdo do artigo principal

Elza Yasuko Passini
Sonia Maria Marchiorato Carneiro
Valdir Nogueira

Resumo

Este trabalho tem por finalidade explicitar articulações entre a Alfabetização Cartográfica e a Educação Geográfica, em vista da formação da consciência espacial cidadã. Nesse sentido, tanto o gráfico como o mapa foram trabalhados como ferramentas para apoiar o ensino e a aprendizagem de Geografia na educação básica - na medida em que tornam visíveis a espacialidade dos fenômenos - e que permitiram uma leitura comparativa dos dados quanto à quantidade, à ordem e à similaridade. Os relatos de experiências mostraram processos de prática e reflexão que envolveram, de um lado, conceitos geográficos e de outro, habilidades de levantamento, organização e tratamento gráfico dos dados.

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Como Citar
PASSINI, E. Y.; CARNEIRO, S. M. M.; NOGUEIRA, V. CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL-CIDADÃ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44679. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44679. Acesso em: 15 jul. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Elza Yasuko Passini, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Departamento de Geografia

Sonia Maria Marchiorato Carneiro, Universidade Federal do Paraná

Programa de Pós-Graduação em Educação

Valdir Nogueira, Universidade Federal de Santa Maria

Centro de Educação. Departamento de Metodologia de Ensino.