CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL-CIDADÃ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por finalidade explicitar articulações entre a Alfabetização Cartográfica e a Educação Geográfica, em vista da formação da consciência espacial cidadã. Nesse sentido, tanto o gráfico como o mapa foram trabalhados como ferramentas para apoiar o ensino e a aprendizagem de Geografia na educação básica - na medida em que tornam visíveis a espacialidade dos fenômenos - e que permitiram uma leitura comparativa dos dados quanto à quantidade, Ã ordem e à similaridade. Os relatos de experiências mostraram processos de prática e reflexão que envolveram, de um lado, conceitos geográficos e de outro, habilidades de levantamento, organização e tratamento gráfico dos dados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
PASSINI, E. Y.; CARNEIRO, S. M. M.; NOGUEIRA, V. CONTRIBUIÇÕES DA ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA NA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA ESPACIAL-CIDADÃ. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44679. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44679. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").