AVALIAÇÃO DO POSICIONAMENTO GNSS OBTIDO PELOS MÉTODOS CINEMÁTICO RTK/NTRIP E PPP EM TEMPO REAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Neste trabalho foram analisados os métodos de posicionamento PPP cinemático em tempo real via software BNC V. 2.6 do BKG (Bundesamt für Kartographie und Geodäsie), posicionamento RTK (Real Time Kinematic) usando o protocolo NTRIP da RBMC-IP e o posicionamento relativo cinemático pós-processado, tomando-se como referências os vértices da Rede de Referência Cadastral da Cidade do Recife, implantados pela empresa ENGEFOTO no ano de 2009. Os levantamentos foram realizados com um receptor GNSS Hiper Lite +, em trajetórias cinemáticas, com permanência sobre os pontos de referência por um período de aproximadamente 2 minutos apenas para reconhecimento do vértice a posteriori por meio do instante da observação. Os resultados das precisões médias para cada tipo de levantamento foram respectivamente de: pós-processamento relativo (0,039 m); PPP em tempo real BKG (0,465 m) e RTK/NTRIP (1,235 m). Por outro lado, as discrepâncias médias com relação à posição conhecida das estações foram respectivamente de: pós-processamento relativo (0,207 m); RTK/NTRIP (2,855 m); PPP tempo real BKG (10,458 m). Durante a realização dos experimentos ocorreram muitas perdas de sinais, principalmente na portadora L2 e também problemas no recebimento dos dados do mountpoint RTCM3EPH a partir do caster do IGS no caso do PPP cinemático em tempo real.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").