ANÁLISE DA ACURÁCIA NOS POSICIONAMENTOS DIFERENCIAIS APLICANDO AS TÉCNICAS DGPS E RTK
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As técnicas de posicionamento em tempo real partem do princípio de que os erros cometidos na estação de referência são, na sua grande maioria, os mesmos apresentados na estação móvel. Contudo, à medida que à distância entre estas estações aumenta, os erros que anteriormente eram semelhantes, passam a ser cada vez mais não correlacionados. Em conseqüência deste processo, ocorre uma degradação progressiva em posição. O escopo principal deste trabalho é fun-damentado no estudo da acurácia posicional nas técnicas DGPS e RTK. A principal diferença entre estas técnicas refe-re-se basicamente ao tipo de observável GPS. Na técnica DGPS aplica-se o código, enquanto na técnica RTK utiliza-se a unicamente a fase da portadora. Visando atingir este objetivo escolheu-se dez estações teste, cujos comprimentos das linhas de base variam entre 0,2 a 29 Km. Com os resultados obtidos nesta pesquisa não foi possível definir com fideli-dade o valor da correlação espacial para as técnicas DGPS e RTK. Porém, constatou-se que para estas linhas de base, o DGPS possibilitou erros planimétricos inferiores a 2,5 m, ao passo que na técnica RTK estes erros não ultrapassaram a 7 cm. Com respeito aos erros altimétricos, verificou-se que os mesmos são inferiores a 6 m na técnica DGPS e a 15 cm na técnica RTK.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DO PRADO, A.; KRUEGER, C. P. ANÁLISE DA ACURÁCIA NOS POSICIONAMENTOS DIFERENCIAIS APLICANDO AS TÉCNICAS DGPS E RTK. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 55, n. 1, 2006. DOI: 10.14393/rbcv55n1-43485. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43485. Acesso em: 12 set. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").