AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA TÉCNICA DE PPP EM TEMPO REAL USANDO EFEMÉRIDES IG
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A técnica de Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) em modo pós-processado tem sido largamente utilizada como alternativa ao posicionamento relativo. Com a disponibilidade em tempo real de correções às órbitas e relógios dos satélites GNSS (Global Navigation Satellite Systems) através do IGS, tornou-se possível implementar esta técnica em sua modalidade em tempo real (RTPPP). O presente trabalho teve como objetivo avaliar a qualidade do posicionamento cinemático utilizando o RTPPP. Para tanto, foram coletados dados GNSS por um receptor de duas frequências, instalado em uma estação de referência e conectado a um computador com acesso à Internet para receber os fluxos de correções às órbitas e relógios dos satélites GPS e GLONASS disponibilizados pelo IBGE referidos ao SIRGAS2000. Exatidões de 3 a 25 cm em latitude, 10 a 44 cm em longitude e 10 a 59 cm em altitude foram obtidas em tempo real com o software BNC, dependendo das constelações utilizadas (GPS ou GPS+GLONASS) e do período do dia da sessão de observação.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MOTTA, R. R. da; FORTES, L. P. S. AVALIAÇÃO PRELIMINAR DA TÉCNICA DE PPP EM TEMPO REAL USANDO EFEMÉRIDES IG. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n3-44342. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44342. Acesso em: 2 jan. 2025.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").