SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE USO E COBERTURA DA TERRA COM BASE NA ANÁLISE DE IMAGENS DE SATÉLITE

Conteúdo do artigo principal

Milton da Costa Araújo Filho
Paulo Roberto Meneses
Edson Eyji Sano

Resumo

A elaboração de mapas de uso da terra e de cobertura da terra é essencial para fornecer subsídios aos programas de monitoramento ambiental, preservação da biodiversidade, zoneamento ambiental e sócio-econômico e ocupação racional do espaço físico. Apesar da sua importância, não há, ainda, no Brasil, normas específicas que disciplinem a elaboração desses mapas, tendo, por base, a imagem de satélite. Conseqüentemente, existe uma tendência no sentido de cada instituição desenvolver o seu próprio sistema de classificação que atenda melhor às suas necessidades específicas, dificultando a integração posterior dos produtos por elas gerados. Esse estudo apresenta os principais resultados da proposta de um sistema de classificação de uso da terra e de cobertura da terra baseado em imagens multiespectrais do Landsat. O sistema proposto foi analisado nas seguintes escalas de mapeamento: 1.1.000.000; 1:500.000; 1:250.000; e 1:100.000. A análise visual e a verificação em campo de composições coloridas dessas imagens permitiram a identificação de quatro classes espectrais na escala de 1:1.000.000: Corpos d´Ãgua; Cobertura Vegetal Natural; Cobertura Vegetal Plantada; e Superfícies Construídas. Nas escalas de 1:500.000, 1:250.000 e 1:100.000, essas classes foram subdivididas em 9, 17 e 24 subclasses, respectivamente. Resultados desse estudo mostraram que as imagens do Landsat são úteis para mapeamentos de uso da terra e cobertura da terra nos níveis de exploração, de reconhecimento e de semidetalhe.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ARAÚJO FILHO, M. da C.; MENESES, P. R.; SANO, E. E. SISTEMA DE CLASSIFICAÇÃO DE USO E COBERTURA DA TERRA COM BASE NA ANÁLISE DE IMAGENS DE SATÉLITE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n2-44902. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44902. Acesso em: 25 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Paulo Roberto Meneses, Universidade de Brasília

Possui graduação em Geologia pela Universidade de Brasília (1973), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (1977) e doutorado em Geociências (Geoquímica e Geotectônica) pela Universidade de São Paulo (1986). Atualmente é professor titular da Universidade de Brasília (2008) . Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em SENSORIAMENTO REMOTO, atuando principalmente nas seguintes área: mapaemanto geológico, processamento de imagens multi e hiperespectrais, fotointerpretação geológica, análise ambiental.

Edson Eyji Sano, Empresa Brasileira de Pesquisa Brasileira

Edson Sano possui graduação em Geologia pela Universidade de São Paulo - USP (1983), mestrado em Sensoriamento Remoto pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - INPE (1987) e doutorado em Ciência do Solo pela Universidade do Arizona, EUA (1997).

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>