Estimativa de Parâmetros de Qualidade da Água em Ambientes Lênticos Por Meio de Tecnologias de Sensoriamento Remoto: uma Revisão das Últimas Duas Décadas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O uso da tecnologia de sensoriamento remoto aplicada para mensurar a qualidade das águas continentais tem crescido exponencialmente desde a virada do século. Usando diferentes sensores a bordo de satélites ou plataformas aéreas, a estimativa dos parâmetros de qualidade da água vem sendo realizada por meio de abordagens empíricas e analíticas. Este trabalho visa revisar a produção científica específica das últimas duas décadas para avaliar como a evolução dos sensores e plataformas afetaram o potencial e as limitações das tecnologias de sensoriamento remoto para estimar parâmetros de qualidade da água em lagos e reservatórios. O estudo também se concentra na precisão das técnicas de sensoriamento remoto para os principais parâmetros opticamente ativos: clorofila-a e ficocianina, profundidade do disco de Secchi e turbidez. O artigo está subdividido em seções dedicadas a cada um desses parâmetros. Uma revisão das plataformas e sensores de sensoriamento remoto precede as seções de parâmetros. Os últimos 20 anos trouxeram uma grande quantidade de artigos sobre como os dados de sensoriamento remoto podem ser usados para estimar esses parâmetros. Os métodos empíricos predominam com uma proporção de quatro para um sobre as abordagens analíticas. Fatores ambientais como estação do ano, complexidade das cargas de água e concentração parecem exercer um forte controle sobre a qualidade dos resultados. Plataformas e sensores recentes trouxeram melhorias notáveis em relação aos resultados alcançados neste período.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").