A Evolução do Ensino de Topografia e Áreas Afins na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A determinação da posição relativa de pontos e a representação gráfica da superfície terrestre entre outros conhecimentos de Topografia e ciências afins está presente em diferentes momentos do exercício profissional de engenheiros civis e de outras modalidades. Na Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP) o ensino da área acontece desde a fundação da Escola no final do Século XIX. Ao longo desse período de mais de um século de ensino de Topografia e ciências afins na EPUSP ocorreram diversas alterações que impulsionaram mudanças na estrutura da Escola e da Universidade, na Educação Superior e no contexto social e político gerando novas necessidades e demandas da sociedade, exigindo que engenheiros e profissionais da área da Topografia se adaptassem às novas demandas e possibilidades. Frente a essas evoluções surgiu a Geomática que engloba a Topografia e áreas afins na era da tecnologia e da informática. Para o ensino da Geomática há o constante desafio da adequação e adaptação às evoluções e mudanças. Desta forma, o objetivo deste trabalho é apresentar e discutir a evolução do ensino de Topografia na EPUSP frente às mudanças e evoluções científicas, metodológicas e tecnológicas. Em um momento em que as mudanças e inovações no mundo ocorrem em ritmo cada vez mais acelerado, há a necessidade da discussão sobre o ensino e a utilização das tecnologias e adaptação às mudanças e evoluções pautada e embasada pelo ensino fundamentado na valorização dos conceitos permanentes, frentes à tecnologia em constante mudança.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").