Uma proposta de Cadastro Territorial para o Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A implantação de um sistema cadastral deve objetivar o atendimento das necessidades de informações territoriais organizadas, bem como possibilitar a utilização do mesmo na geração de produtos que possam atender as multifinalidades que se apresentam para uma boa gestão municipal. No Brasil cada município procura manter um cadastro para fins fiscais, sendo as demais informações territoriais e jurídicas relativas as parcelas dispersas ou inexistentes. Na área rural a União vem realizando um cadastro com um conjunto de procedimentos legais e normativos para a realização do cadastro rural. Para a elaboração desta proposta foram elencadas premissas relativas aos aspectos jurídicos, técnicos e econômicos. O arranjo relativo aos objetos territoriais e as matrículas esclarecem e facilitam a adoção destas propostas para solucionar os problemas hoje enfrentados nos cadastros e já prevendo a adoção dos multipropósitos cadastrais. A estruturação deste cadastro passa por uma rede de referência, as precisões requeridas, as formas de levantamento, a cartografia cadastral, os produtos gerados e quem será o ente federativo responsável pela condução do processo. A implantação e a manutenção do cadastro são apresentadas em forma de fluxograma indicando claramente como o sistema irá funcionar. Ainda, destaca-se que todo o escopo da presente proposta se encontra em perfeita consonância com as premissas das novas versões das normas brasileiras que estão em processo de revisão e também procura viabilizar de maneira eficiente, econômica e tecnicamente segura para que seja possível a implantação e manutenção dos dados atualizados ao dia nos cadastros do Brasil.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").