3D CADASTRES IN SOUTH AMERICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os sistemas cadastrais latinoamericanos, contemplam, em termos gerais, os seguintes aspectos: legais (propriedades e posse), econômicos (avaliação e apoio à tributação imobiliária) e geométricos(mapas e levantamentos). Mapas cadastrais cobrem áreas urbanas e rurais, mostram os limites das parcelas e os limites administrativos, construções e benfeitorias, bem como elementos do sistema viário, como ruas e estradas. A visão multifinalitária é apresentada em algumas legislações cadastrais e nas intenções de várias administrações, porém na prática ainda não é fácil encontrar exemplos desta 888 Revista Brasileira de Cartografia, N0 64/6, p. 887-900, 2012 Erba D.A. et al. implementação completa. Uma das principais deficiências dos cadastros da região é a fala de dados georreferenciados. Entretando, uma vez que a maioria dos países está implementando suas Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE), surge a oportunidade de aperfeiçoamento do trabalho conjunto e intercâmbio de dados entre diferentes instituições. Este artigo tem como objetivo descrever a história e a situação atual dos cadastros do Brasil e dos países da América do Sul e apresentar a estrutura que descreve os seus objetos territoriais. Com base na diversidade conceitual, é possível concluir que é muito cedo para definir uma parcela 3D e um objeto territorial 3D para a região inteira, no entanto são boas as perspectivas para o desenvolvimento de modelos cadastrais em 3D.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
ERBA, D. A.; CARNEIRO, A. F. T.; AUGUSTO, E. A. A. 3D CADASTRES IN SOUTH AMERICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 4, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n4-43828. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43828. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").