3D CADASTRES IN SOUTH AMERICA

Conteúdo do artigo principal

Diego Alfonso Erba
Andrea Flávia Tenório Carneiro
Eduardo Agostinho Arruda Augusto

Resumo

Os sistemas cadastrais latinoamericanos, contemplam, em termos gerais, os seguintes aspectos: legais (propriedades e posse), econômicos (avaliação e apoio à tributação imobiliária) e geométricos(mapas e levantamentos). Mapas cadastrais cobrem áreas urbanas e rurais, mostram os limites das parcelas e os limites administrativos, construções e benfeitorias, bem como elementos do sistema viário, como ruas e estradas. A visão multifinalitária é apresentada em algumas legislações cadastrais e nas intenções de várias administrações, porém na prática ainda não é fácil encontrar exemplos desta 888 Revista Brasileira de Cartografia, N0 64/6, p. 887-900, 2012 Erba D.A. et al. implementação completa. Uma das principais deficiências dos cadastros da região é a fala de dados georreferenciados. Entretando, uma vez que a maioria dos países está implementando suas Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE), surge a oportunidade de aperfeiçoamento do trabalho conjunto e intercâmbio de dados entre diferentes instituições. Este artigo tem como objetivo descrever a história e a situação atual dos cadastros do Brasil e dos países da América do Sul e apresentar a estrutura que descreve os seus objetos territoriais. Com base na diversidade conceitual, é possível concluir que é muito cedo para definir uma parcela 3D e um objeto territorial 3D para a região inteira, no entanto são boas as perspectivas para o desenvolvimento de modelos cadastrais em 3D.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ERBA, D. A.; CARNEIRO, A. F. T.; AUGUSTO, E. A. A. 3D CADASTRES IN SOUTH AMERICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 4, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n4-43828. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43828. Acesso em: 4 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Diego Alfonso Erba, Lincoln Institute of Land Policy

Lincoln Institute of Land Policy 113 Brattle Street, Cambridge, MA 02138-3400 USA

Andrea Flávia Tenório Carneiro, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal de Pernambuco (1989), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1993) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000). Professor adjunto da Universidade Federal de Pernambuco, lecionando nos cursos de Engenharia Cartográfica e no Programa de Pós-graduação em Ciências Geodésicas e Tecnologias da Geoinformação. Tem experiência na área de Ciências Geodésicas, com ênfase em Levantamentos e Cadastro Imobiliário, atuando principalmente nos seguintes temas: cadastro imobiliário, registro imobiliário, legislação territorial e geotecnologias aplicadas ao cadastro. Líder do Grupo de Pesquisa em Posicionamento Geodésico e Cadastro Imobiliário. Honorary Research Associate da University of New Brunswick (Canadá)

Eduardo Agostinho Arruda Augusto, Instituto de Registro Imobiliário do Brasil

Instituto de Registro Imobiliário do Brasil

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>