3D CADASTRES IN SOUTH AMERICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os sistemas cadastrais latinoamericanos, contemplam, em termos gerais, os seguintes aspectos: legais (propriedades e posse), econômicos (avaliação e apoio à tributação imobiliária) e geométricos(mapas e levantamentos). Mapas cadastrais cobrem áreas urbanas e rurais, mostram os limites das parcelas e os limites administrativos, construções e benfeitorias, bem como elementos do sistema viário, como ruas e estradas. A visão multifinalitária é apresentada em algumas legislações cadastrais e nas intenções de várias administrações, porém na prática ainda não é fácil encontrar exemplos desta 888 Revista Brasileira de Cartografia, N0 64/6, p. 887-900, 2012 Erba D.A. et al. implementação completa. Uma das principais deficiências dos cadastros da região é a fala de dados georreferenciados. Entretando, uma vez que a maioria dos países está implementando suas Infraestruturas de Dados Espaciais (IDE), surge a oportunidade de aperfeiçoamento do trabalho conjunto e intercâmbio de dados entre diferentes instituições. Este artigo tem como objetivo descrever a história e a situação atual dos cadastros do Brasil e dos países da América do Sul e apresentar a estrutura que descreve os seus objetos territoriais. Com base na diversidade conceitual, é possível concluir que é muito cedo para definir uma parcela 3D e um objeto territorial 3D para a região inteira, no entanto são boas as perspectivas para o desenvolvimento de modelos cadastrais em 3D.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
ERBA, Diego Alfonso; CARNEIRO, Andrea Flávia Tenório; AUGUSTO, Eduardo Agostinho Arruda. 3D CADASTRES IN SOUTH AMERICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 4, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n4-43828. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43828. Acesso em: 27 abr. 2025.