MODELAGEM DO CADASTRO NACIONAL DE IMÓVEIS RURAIS - CNIR COM VISTAS À SUA INTEGRAÇÃO À INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS - INDE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em 2001 foi publicada a Lei 10.267 que determinou a criação do Cadastro Nacional de Imóveis Rurais - CNIR, tendo como objetivo compartilhar dados sobre o meio rural com órgãos da administração pública que necessitam de informações sobre este tipo de imóvel. Em 2008, foi instituída a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE com a finalidade de promover a utilização, a produção e o compartilhamento dos dados geoespaciais pelos órgãos da administração pública. Este artigo apresenta as características do CNIR, no sentido de possibilitar sua futura integração à INDE. A pesquisa foi realizada através da simulação de implantação do CNIR seguindo as especificações da INDE, com a análise das especificações de dados e metadados, como também os planos de implantação da INDE. Como resultados, são identificados os elementos a serem incluídos na INDE, de acordo com recomendações internacionais, para a integração do cadastro rural a este sistema. As principais adaptações referem-se às especificações técnicas relacionadas à Aquisição de Dados Geoespaciais Vetoriais e à Estrutura de Dados Geoespaciais Vetoriais. Verificou-se que as especificações sobre os Metadados não necessitam de modificações para a inserção da unidade parcela, pois este tipo de dado é comum a todos os dados geoespaciais. Além disso, são apresentadas condições de estruturação do CNIR para que essa integração seja possível.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DE SOUSA NETO, J. A.; CARNEIRO, A. F. T. MODELAGEM DO CADASTRO NACIONAL DE IMÓVEIS RURAIS - CNIR COM VISTAS À SUA INTEGRAÇÃO À INFRAESTRUTURA NACIONAL DE DADOS ESPACIAIS - INDE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n2-43838. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43838. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").