PROPOSTA DE GESTÃO DE DADOS CADASTRAIS NO CONTEXTO SÓCIO-PATRIMONIAL DE EMPREENDIMENTOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA HIDRELÉTRICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A informação cadastral é um recurso valioso para a tomada de decisão, em especial para as corporações ligadas ao setor elétrico, as quais têm os dados cadastrais como base para estruturação dos seus processos de gestão sócio-patrimonial. Contudo, na prática das empresas ligadas a este setor, o conhecimento e controle do território de atuação, segundo os princípios do cadastro territorial multifinalitário, são inexpressivos. Este problema decorre em especial devido à dificuldade de gestão eficiente dos dados cadastrais no contexto multiusuário. Neste sentido, a pesquisa teve como objetivo propor um método de gestão de dados cadastrais, especificamente no contexto sócio-patrimonial de empreendimentos de geração de energia hidrelétrica em fase de implantação, por meio da modelagem conceitual e documentação de um projeto de Banco de Dados Geográficos (BDG). O resultado obtido foi um esquema conceitual e um dicionário de dados que organiza e padroniza o conteúdo e a estrutura do BDG modelado, facilitando a gestão dos dados cadastrais e permitindo o intercâmbio de dados entre usuários dentro e fora da empresa. O resultado da pesquisa traz como produto um referencial teórico, que estimulará as empresas do setor elétrico a projetar e padronizar novos BDG, que atendam às demandas da gestão sócio-patrimonial de seus empreendimentos no contexto multifinalitário.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
HÜBNER, C. E.; DE OLIVEIRA, F. H.; SANTO, M. A. D. PROPOSTA DE GESTÃO DE DADOS CADASTRAIS NO CONTEXTO SÓCIO-PATRIMONIAL DE EMPREENDIMENTOS DE GERAÇÃO DE ENERGIA HIDRELÉTRICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n2-43841. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43841. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").