Brasil Desenvolve seus Primeiros Satélites
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Atualmente o Brasil é um dos poucos países que possuem, ou estão em vias de possuir satélites de aplicação, graças a recente aprovação dada pelo Governo Federal para o projeto, construção, qualificação, lançamento e operação em órbita dos primeiros satélites experimentais brasileiros.
Dentro desse programa – denominado Missão Espacial Completa Brasileira – caberá ao Instituto de Pesquisas Espaciais – INPE, órgão vinculado ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq, a responsabilidade pelo desenvolvimento dos satélites e estações de solo correspondentes. Por outro lado, a implementação do Veículo Lançador de Satélites – VLS e a construção da base de lançamento em Alcântara, no Maranhão, estão a cargo do Instituto de Atividades Espaciais – IAE, do Centro Técnico Aeroespacial – CTA, que por sua vez está ligado ao Ministério da Aeronáutica.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").