MÉTODOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL - SUBSÍDIOS À ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM MUNICÍPIOS COSTEIROS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Eventos relacionados às mudanças climáticas têm resultado em impactos negativos em muitas regiões do mundo. O Brasil está entre os dez países mais afetados e as regiões Norte e Nordeste do país estão entre as que sofrerão os piores impactos das alterações climáticas. Para estudar a vulnerabilidade social dos municípios costeiros de Macau e Guamaré/ RN (Nordeste do Brasil) e Salinópolis/PA (Norte do Brasil), sujeitos a diferentes dinâmicas ambientais e socioeconômicas, foram aplicados os métodos índice de Vulnerabilidade Social Municipal (IVSM), índice de Vulnerabilidade Social baseada no índice Firjan de Desenvolvimento Municipal (IVSF), índice de Vulnerabilidade Social (IVS) e índice de Vulnerabilidade Social Costeira (IVSC). Guamaré foi o município de maior vulnerabilidade social em três métodos e Salinópolis foi o mais vulnerável no quarto método (IVSF). No índice IVSM, os municípios apresentaram média vulnerabilidade social em 2010. No índice IVSF Salinópolis foi classiï¬cado como de moderada e Macau e Guamaré como de regular vulnerabilidade social em 2011. No índice IVSC, Macau e Guamaré foram classiï¬cados como de alta e Salinópolis como de média vulnerabilidade social. No índice IVS, Guamaré e Salinópolis foram classiï¬cados como de alta e Macau como de média vulnerabilidade social. Portanto, o incremento econômico resultante do setor industrial em Macau e Guamaré não está subsidiando melhorias sociais maiores que o setor de serviços em Salinópolis. O método simpliï¬cado IVSM apresentou alta correlação com o método mais complexo IVS. Portanto, sua replicação é recomendada para o reconhecimento urgente da vulnerabilidade social dos municípios brasileiros, cujos resultados podem subsidiar medidas de adaptação às mudanças climáticas.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BUSMAN, D. V.; AMARO, V. E.; SOUZA-FILHO, P. W. M. e. MÉTODOS DE VULNERABILIDADE SOCIAL - SUBSÍDIOS À ADAPTAÇÃO ÀS MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM MUNICÍPIOS COSTEIROS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n4-44326. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44326. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").