Quantificação de Discrepâncias entre Feições Lineares por Retângulos Equivalentes
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho insere-se em uma pesquisa de doutoramento (Ferreira, 1998) sobre a geração de bases cartográficas digitais destinadas à navegação terrestre e, portanto abrangendo, fundamentalmente feições lineares representativas das vias de tráfego. Um dos principais problemas encontrados refere-se a quantificação de discrepâncias entro duas representação de uma mesma feição linear, não apenas pela qualidade dos resultados como, principalmente, pelo tempo necessário à sua obtenção. Propõe-se um método que transforma duas representações de uma mesma feição em um polígono que terá sua área e perímetro calculados analiticamente. Estes valores serão associados a um retângulo dito equivalente. A menor dimensão deste retângulo corresponde ao afastamento médio entre as duas representações inicialmente consideradas. Os resultados demonstram ser possível eliminar os inconvenientes apresentados, permitindo, inclusive, maior flexibilidade na agregação de feições e avaliação de uma malha de trânsito.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Referências
CINTRA, J. P.; FERREIRA, L. F. Integração de Dados GPS com Cartas Eletrônicas para fins de Navegação. SAE Technical Paper Series 962384P., v. Mobility Technology Conference, São Paulo, 7 a 9 de outubro de 1996, pp. 7, 1996.
FERREIRA, L. F.; OLIVEIRA, L. C.; CINTRA, J. P. Digitalização de Folhas em Borda de Fuso UTM. In: Anais do 1º Congresso Brasileiro de Cadastro Técnico Multifinalitário. Florianópolis, Tomo II. pp. 49-58, 7 a 10 de agosto de 1994.
FERREIRA, L. F.; OLIVEIRA, L. C. Cálculo de Áreas Planas. Rio de Janeiro: Instituto Militar de Engenharia, 1989, 72pp.
FERREIRA, L. F. Avaliação e Integração de Bases Cartográficas para Cartas Eletrônicas de Navegação Terrestre. Tese (Doutorado), Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, São Paulo, 1998. 183pp.
FUNDREM. Verificação do Padrão de Qualidade de Materiais Cartográficos da RMRJ. Rio de Janeiro, 1989, 51pp.
LUGNANI, J. B. Using Digitized Entities as Control. Ph.D. Thesis, University of New Brunswick, Fredericton, 1979. 159pp.
NOVAES, R. J. D. Teste de Cartas. Revista Brasileira de Cartografia, v. 2, pp. 18-22, 1971.
OLIVEIRA, L. C.; FERREIRA, L. F.; MENEZES, P. M. L.; ARAÚJO, R. L. Aferição de Cartas! Um Alerta em uma Proposta de Estudo. In: Anais do 13º Congresso Brasileiro de Cartografia. Brasília, pp. 537-550, 7 a 10 de agosto de 1987.
TELLES, J. D.; RODRIGUES, T. S. Controle de Qualidade de Documentos Cartográficos. Projeto de fim de curso, Instituto Militar de Engenharia, 1990, 116pp.