AVALIAÇÃO DA QUALIDADE POSICIONAL DE ORTOFOTOS GERADAS POR SISVANT COM DIFERENTES ALTURAS DE VOO PARA APLICAÇÕES CADASTRAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A qualidade dos produtos cartográï¬cos pode ser influenciada por diversos fatores. Particularmente, produtos gerados via SISVANTs (ortofotos, modelos digitais, etc.) podem ser degradados por fatores como: a qualidade e tipo de veículo aéreo, sensores (câmeras), altura de voo etc. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar a acurácia posicional planimétrica de ortofotos, derivadas de aerolevantamento efetuado por um SISVANT com diferentes alturas de voo, a partir do método de feições lineares (Buffer Duplo) e do tradicional método por pontos, ambos referenciados ao Decreto-lei n° 89.817 / ET-CQDG. Para a altura de voo de 80 m, através do método tradicional por pontos obteve se acurácia posicional planimétrica para as ortofotos como Classe B na escala 1: 1.000, enquanto que pelo método de feições lineares as ortofotos foram classiï¬cadas como Classe A na escala 1: 1.000. No caso da escala 1: 2.000 as ortofotos foram melhor classiï¬cadas utilizando ambos os métodos, obtendo Classe A. Desta forma, pode-se aï¬rmar que as ortofotos consideradas representam uma possibilidade consistente para a determinação de bases cartográï¬cas, com acurácia compatível com as escalas supracitadas para ï¬ns de aplicações cadastrais, atendendo a diversas ï¬nalidades descritas na NBR 14.166.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
FONSECA NETO, F. de D.; DE OLIVEIRA, J. C.; BOTELHO, M. F.; DOS SANTOS, A. de P.; NASCIMENTO, L. A.; FONSECA, A. L. B. AVALIAÇÃO DA QUALIDADE POSICIONAL DE ORTOFOTOS GERADAS POR SISVANT COM DIFERENTES ALTURAS DE VOO PARA APLICAÇÕES CADASTRAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 7, 2018. DOI: 10.14393/rbcv69n7-43986. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43986. Acesso em: 26 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").