O Dia do Cartógrafo, a Reforma do Calendário e a Primeira Medição de Latitude no Brasil
Conteúdo do artigo principal
Resumo
No presente trabalho analisa-se a definição do dia 6 de maio como sendo o Dia do Cartógrafo e a observação astronômica de latitude que deu origem a essa data, ocorrida em 27 de abril de 1500, no calendário juliano, antes da reforma gregoriana. Para isso, estuda-se tanto essa reforma do calendário como a observação astronômica, relatada na Carta do Mestre João. As contribuições principais foram duas: mostrou-se que o dia 27 de abril corresponde, no calendário juliano, ao dia 7 e não ao 6 de maio e avaliou-se a precisão tanto das tabelas de Abraão Zacuto utilizadas no cálculo como da medição de campo.
Downloads
Detalhes do artigo
Seção
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").