DIGITAL CARTOGRAPHY AND HISTORICAL MAPS: TECHNIQUES, APPLICATIONS AND PECULIARITIES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Através de exemplos concretos, apresentam-se alguns auxílios que a Cartografia digital presta à Cartografia histórica. Destacam-se as diferenças de tratamento entre os mapas históricos e os atuais, através de alguns casos típicos, com suas dificuldades e possíveis soluções. Tarefas típicas são: determinação da escala, tipo de projeção cartográfica, coordenadas utilizadas, meridiano de origem, avaliar erros e precisões. As maiores dificuldades são a identificação da projeção na qual o mapa foi produzido, a análise e correta interpretação dos indicadores estatísticos. São apresentadas também algumas aplicações como a localização exata de monumentos, edifícios, ruas e caminhos antigos, muitas vezes não mais existentes ou modificados. Finalmente, são feitas sugestões de como apresentar graficamente os resultados. Nessas tarefas, provoca-se um diálogo entre o elemento histórico e as revelações da análise cartográfica; o quantitativo ilustra o qualitativo, numa utilização da técnica em benefício da história.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CINTRA, J. P. DIGITAL CARTOGRAPHY AND HISTORICAL MAPS: TECHNIQUES, APPLICATIONS AND PECULIARITIES. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 64, n. 4, 2012. DOI: 10.14393/rbcv64n4-43830. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43830. Acesso em: 21 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").