30 anos de Medições Gravimétricas Absolutas no Brasil

Conteúdo do artigo principal

Gabriel do Nascimento Guimarães
Denizar Blitzkow
Ana Cristina Oliveira Cancoro de Matos
Carlos Alberto Corrêa e Castro Junior
Mariana Eiko Borba Inoue

Resumo

O Sistema Geodésico Brasileiro é composto por estações de referência que reúnem informações acerca da componente altimétrica, planimétrica (geocêntrica em uma definição contemporânea) e gravimétrica. Essa última componente, que nesta década alcançou maior evidência em função dos acontecimentos que a envolve, exerce um precípuo papel em áreas como a Geodésia, a Geologia e a Geofísica. Destacam-se os novos valores de altitudes de referência, baseados em números geopotenciais, apresentados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em julho de 2018, bem como os esforços que estão sendo despendidos para a implantação de um Sistema Internacional de Referência para Altitudes. Face ao exposto, o objetivo deste trabalho é mostrar o que o país possui em termos de medições gravimétricas absolutas, levantadas desde 1989 com a implantação da Rede Nacional de Estações Gravimétricas Absolutas. Um destaque evidenciando a remedição da referida rede, bem como os atuais esforços gravimétricos no país é apresentado. Além disso, realiza-se uma revisão sobre os métodos de medições absolutas, bem como os gravímetros empregados nesses 30 anos. Por fim, traça-se uma relação entre a distribuição de estações absolutas no país com as estações que comporão o Sistema Internacional de Referência para Altitudes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GUIMARÃES, G. do N.; BLITZKOW, D.; MATOS, A. C. O. C. de; CASTRO JUNIOR, C. A. C.; INOUE, M. E. B. 30 anos de Medições Gravimétricas Absolutas no Brasil. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 72, n. 1, p. 159–176, 2020. DOI: 10.14393/rbcv72n1-50229. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/50229. Acesso em: 21 maio. 2022.
Seção
Artigos de Revisão
Biografia do Autor

Gabriel do Nascimento Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, É mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). É doutor também pela EPUSP e pelo Politecnico di Milano, Itália Atualmente, é docente no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal de Uberlândia, campus Monte Carmelo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais (ICIAG-UFU) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IGUFU), dedicando aos estudos direcionados para os aspectos físicos da Geodésia. É coordenador do Grupo de Pesquisa Geodésia Dinâmica, além de membro do Grupo de Trabalho GTIII: Datum Vertical do SIRGAS e do Grupo de Trabalho da Comissão de Integração e Validação de modelos geoidais da Associação Internacional de Geodésia. É o atual delegado brasileiro junto ao plenário da Associação Internacional de Geodésia na Assembleia Geral da União Internacional de Geodésia e Geofísica que ocorrerá em julho, na cidade de Montreal - Canadá

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)