Modelagem dos Efeitos Geodinâmicos que afetam as Medições Maregráficas e GNSS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os estudos dos diferentes tipos de marés têm se tornado mais importantes por sua aplicação na determinação precisa da órbita de satélites artificiais e na manutenção das coordenadas precisas de estações Global Navigation Satellite System (GNSS). Esta pesquisa fornece a modelagem de algumas componentes geodinâmicas que influenciam diretamente na solidez das estações GNSS e maregráficas, além de inserir erros na determinação precisa do Nível Médio do Mar (NMM). Utilizando-se da abordagem do Posicionamento por Ponto Preciso (PPP) para verificação do deslocamento da crosta e da modelagem da maré terrestre e carga oceânica, o objetivo deste trabalho é analisar e quantificar cada uma das forças geodinâmicas que atuam no marégrafo e na estação GNSS RBMC-NEIA. Os modelos analisados para a carga oceânica e maré terrestre, bem como o deslocamento da crosta, condizem com a influência geodinâmica aplicada à estação e ao marégrafo, onde verifica-se que os mesmos possuem pouca movimentação vertical e o NMM mantém baixa variação, aumentando de forma gradual ao longo do tempo.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").