O Estabelecimento do IHRF no Brasil: Situação Atual e Perspectivas Futuras

Conteúdo do artigo principal

Gabriel do Nascimento Guimarães
https://orcid.org/0000-0003-4380-4650
Denizar Blitzkow
https://orcid.org/0000-0003-1412-3063
Ana Cristina Oliveira Cancoro de Matos
https://orcid.org/0000-0003-1412-3063
Valéria Cristina Silva
https://orcid.org/0000-0003-1499-6956
Mariana Eiko Borba Inoue
https://orcid.org/0000-0002-2008-3769

Resumo

O estudo e a compreensão dos aspectos geodinâmicos no planeta requerem referenciais geodésicos globais com uma ordem de acurácia melhor do que a magnitude dos efeitos e com confiabilidade. A Associação Internacional de Geodésia é a responsável pela infraestrutura geodésica para o monitoramento do sistema Terra, mais especificamente, por fornecer sistemas de referência para a análise e a modelagem consistente de fenômenos e processos globais que afetam o campo de gravidade da Terra. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo esmiuçar um dos atuais esforços que a comunidade geodésica tem se debruçado nos últimos anos, que é o estabelecimento de um sistema de referência internacional para altitudes e como esses esforços trazem relevantes benefícios também nas áreas ambientais, sociais e econômicas. Em vista disso, a definição do sistema (resoluções, convenções e constantes), bem como a sua realização (infraestrutura e formulação matemática) são apresentados. Finalmente, tendo em conta o objetivo deste trabalho, é apresentada a situação do novo sistema de referência no Brasil, bem como experimentos numéricos visando ilustrar os avanços realizados no país e apontar as perspectivas futuras.

Downloads

Download data is not yet available.

Detalhes do artigo

Seção

Artigos de Revisão

Biografia do Autor

Gabriel do Nascimento Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, É mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). É doutor também pela EPUSP e pelo Politecnico di Milano, Itália Atualmente, é docente no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal de Uberlândia, campus Monte Carmelo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais (ICIAG-UFU) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IGUFU), dedicando aos estudos direcionados para os aspectos físicos da Geodésia. É coordenador do Grupo de Pesquisa Geodésia Dinâmica, além de membro do Grupo de Trabalho GTIII: Datum Vertical do SIRGAS e do Grupo de Trabalho da Comissão de Integração e Validação de modelos geoidais da Associação Internacional de Geodésia. É o atual delegado brasileiro junto ao plenário da Associação Internacional de Geodésia na Assembleia Geral da União Internacional de Geodésia e Geofísica que ocorrerá em julho, na cidade de Montreal - Canadá

Como Citar

GUIMARÃES, Gabriel do Nascimento; BLITZKOW, Denizar; MATOS, Ana Cristina Oliveira Cancoro de; SILVA, Valéria Cristina; INOUE, Mariana Eiko Borba. O Estabelecimento do IHRF no Brasil: Situação Atual e Perspectivas Futuras. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 74, n. 3, p. 651–670, 2022. DOI: 10.14393/rbcv74n3-64949. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/64949. Acesso em: 22 jun. 2025.

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)