O Estabelecimento do IHRF no Brasil: Situação Atual e Perspectivas Futuras

Conteúdo do artigo principal

Gabriel do Nascimento Guimarães
https://orcid.org/0000-0003-4380-4650
Denizar Blitzkow
https://orcid.org/0000-0003-1412-3063
Ana Cristina Oliveira Cancoro de Matos
https://orcid.org/0000-0003-1412-3063
Valéria Cristina Silva
https://orcid.org/0000-0003-1499-6956
Mariana Eiko Borba Inoue
https://orcid.org/0000-0002-2008-3769

Resumo

O estudo e a compreensão dos aspectos geodinâmicos no planeta requerem referenciais geodésicos globais com uma ordem de acurácia melhor do que a magnitude dos efeitos e com confiabilidade. A Associação Internacional de Geodésia é a responsável pela infraestrutura geodésica para o monitoramento do sistema Terra, mais especificamente, por fornecer sistemas de referência para a análise e a modelagem consistente de fenômenos e processos globais que afetam o campo de gravidade da Terra. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo esmiuçar um dos atuais esforços que a comunidade geodésica tem se debruçado nos últimos anos, que é o estabelecimento de um sistema de referência internacional para altitudes e como esses esforços trazem relevantes benefícios também nas áreas ambientais, sociais e econômicas. Em vista disso, a definição do sistema (resoluções, convenções e constantes), bem como a sua realização (infraestrutura e formulação matemática) são apresentados. Finalmente, tendo em conta o objetivo deste trabalho, é apresentada a situação do novo sistema de referência no Brasil, bem como experimentos numéricos visando ilustrar os avanços realizados no país e apontar as perspectivas futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
GUIMARÃES, G. do N.; BLITZKOW, D.; MATOS, A. C. O. C. de; SILVA, V. C.; INOUE, M. E. B. O Estabelecimento do IHRF no Brasil: Situação Atual e Perspectivas Futuras. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 74, n. 3, p. 651–670, 2022. DOI: 10.14393/rbcv74n3-64949. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/64949. Acesso em: 16 jul. 2024.
Seção
Artigos de Revisão
Biografia do Autor

Gabriel do Nascimento Guimarães, Universidade Federal de Uberlândia

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Estadual Paulista - Júlio de Mesquita Filho, É mestre em Engenharia de Transportes pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (EPUSP). É doutor também pela EPUSP e pelo Politecnico di Milano, Itália Atualmente, é docente no curso de Engenharia de Agrimensura e Cartográfica pela Universidade Federal de Uberlândia, campus Monte Carmelo e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Agricultura e Informações Geoespaciais (ICIAG-UFU) e colaborador do Programa de Pós-Graduação em Geografia (IGUFU), dedicando aos estudos direcionados para os aspectos físicos da Geodésia. É coordenador do Grupo de Pesquisa Geodésia Dinâmica, além de membro do Grupo de Trabalho GTIII: Datum Vertical do SIRGAS e do Grupo de Trabalho da Comissão de Integração e Validação de modelos geoidais da Associação Internacional de Geodésia. É o atual delegado brasileiro junto ao plenário da Associação Internacional de Geodésia na Assembleia Geral da União Internacional de Geodésia e Geofísica que ocorrerá em julho, na cidade de Montreal - Canadá

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)