As pesquisas sobre o Uso dos Mapas com foco nas Tarefas de Leitura, Uso e Produção de Geoinformação

Conteúdo do artigo principal

João Vitor Meza Bravo
http://orcid.org/0000-0002-5457-3192
Claudia Robbi Sluter

Resumo

Neste artigo fez-se uma revisão conceitual e epistemológica acerca das pesquisas sobre o uso dos mapas, com foco nas tarefas de leitura de mapas. Nesse sentido, buscou-se discutir as conexões teóricas necessárias à fundação desta temática enquanto um campo de pesquisa da Cartografia. Com efeito, demonstrou-se a importância desta linha de pesquisa para o estabelecimento da Cartografia enquanto uma ciência. Para tanto, esta revisão ancorou-se na perspectiva funcional do estudo das “Tarefas de Leitura de Mapas” (TLMs), pois foram tais elementos que permitiram que os pesquisadores em Cartografia estudassem a maneira como os mapas eram usados, afim de melhorar o processo de comunicação. Com esta conexão, foi possível explicar o desenvolvimento epistemológico e conceitual da Cartografia, estabelecendo-se uma cronologia adequada ao entendimento dos conceitos fundamentais das pesquisas sobre o uso dos mapas. Abordou-se, ainda, as mudanças nessa linha de pesquisa, ocasionadas pela evolução tecnológica ocorrida nas duas últimas décadas. Propõe-se no final desta revisão uma expressão mais condizente com o contexto tecnológico atual - “tarefas de uso e geração de geoinformação” - como termo complementar ao antigo modo de interagir com mapas, delimitado pela expressão “tarefas de leitura de mapas”.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
BRAVO, J. V. M.; SLUTER, C. R. As pesquisas sobre o Uso dos Mapas com foco nas Tarefas de Leitura, Uso e Produção de Geoinformação. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 71, n. 2, p. 542–569, 2019. DOI: 10.14393/rbcv71n2-47425. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/47425. Acesso em: 22 jul. 2024.
Seção
Artigos de Revisão

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2