INFLUÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NOS VALORES DE REFLECTÂNCIA DA ÁGUA, NO RESERVATÓRIO PASSO REAL - RS

Conteúdo do artigo principal

Daniela Wancura Barbieri Peixoto
Waterloo Pereira Filho
Laurindo Antonio Guasselli

Resumo

O estudo tem por objetivo estabelecer a relação entre os índices pluviométricos da bacia de captação da área de estudo e as alterações nos valores de reflectância da água do reservatório da UHE Passo Real. Foram utilizadas 11 imagens do sensor MODIS- TERRA a ï¬ m de compor um ano hidrológico. Os dados de precipitação são provenientes da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, totalizando 31 estações pluviométricas distribuídas na bacia de captação. A análise estatística levou em conta o acúmulo de precipitação no período de 5, 10, 15, 20, 25 e 30 dias anteriores à passagem do satélite. A reflectância da banda do vermelho (648 nm) foi relacionada com a precipitação na área de captação reservatório. Correlações signiï¬cativas foram veriï¬cadas entre a reflectância da água e a chuva antecedente a passagem do sensor. O valor acumulado de chuva em 20 dias anteriores a imagem de satélite apresentou correlação de 0,88 com a reflectância para o setor do rio Jacuí e 0,83 no setor do rio Jacuí-Mirim. As relações foram analisadas por compartimentos do reservatório deï¬nidos pela bacias de captação dos braços principais do reservatório, no entanto, o compartimento aquático deï¬nido pelo rio Ingaí apresentou a melhor correlação (0,83) que ocorreu com o acumulado de chuva no período de 25 dias. As imagens MODIS registram as chuvas ocorridas em um período de 20 dias antes da passagem do satélite. Especiï¬camente no compartimento do rio Ingaí este efeito ocorre para um período de 25 dias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
PEIXOTO, D. W. B.; PEREIRA FILHO, W.; GUASSELLI, L. A. INFLUÊNCIA DA PRECIPITAÇÃO PLUVIOMÉTRICA NOS VALORES DE REFLECTÂNCIA DA ÁGUA, NO RESERVATÓRIO PASSO REAL - RS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 3, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n3-44344. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44344. Acesso em: 7 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniela Wancura Barbieri Peixoto, Programa de Pós-Graduação em Sensoriamento Remoto - UFRGS Avenida Bento Gonçalves, 9500 - Bairro Agronomia, Porto Alegre - RS, Brasil

Doutoranda no Programa de Sensoriamento Remoto -UFRGS

Waterloo Pereira Filho, Universidade Federal de Santa Maria Avenida Roraima, 1000 - Camobi, Santa Maria - RS, Brasil

Professor do Programa de Pós Graduação em Geografia

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)