ANÁLISE MULTITEMPORAL DO ALBEDO, NDVI E TEMPERATURA NO ENTORNO DO RESERVATÓRIO DE ITAPARICA - PE: ANOS DE 1985 E 2010.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Nesta pesquisa foram realizadas as análises multitemporais do albedo, NDVI e temperatura para as datas de 01 de Outubro de 1985 e 10 de Outubro de 2010 como etapas do procedimento de estimativa da evapotranspiração através do Surface Energy Balance Algorithm for Land (SEBAL), desenvolvido por BASTIAANSSEN (1995) para a área do reservatório de Itaparica - PE utilizando dados do sensor Thematic Mapper (TM) do satélite Landsat 5, com o objetivo de aplicar o sensoriamento remoto como ferramenta de auxílio à pesquisas relacionadas às mudanças climáticas e verificar como esta técnica auxilia nos estudos realizados sobre a área do reservatório que é foco do projeto INNOVATE (INterplay between the multiple use of water reservoirs via inNOVative coupling of substance cycles in Aquatic and Terrestrial Ecosystems). O estudo envolve mudanças climáticas no semiárido e a área é o reservatório de Itaparica e seu entorno. De um modo geral, na cena utilizada que corresponde a um recorte de uma imagem de órbita/ponto 216/66, o albedo aumentou em torno de 4,8% e consequentemente houve uma redução do NDVI em 46,3%, a temperatura da superfície diminuiu na faixa de 14%, entre o período analisado, que consiste em uma data anterior e outra posterior a construção da barragem.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
MATOS, R. C. de M.; CANDEIAS, A. L. B.; AZEVEDO, J. R. G. ANÁLISE MULTITEMPORAL DO ALBEDO, NDVI E TEMPERATURA NO ENTORNO DO RESERVATÓRIO DE ITAPARICA - PE: ANOS DE 1985 E 2010. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 3, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n3-44649. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44649. Acesso em: 22 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").