Identificação dos Terrenos Sujeitos ao Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsória – PEUC com Uso de Geotecnologias Livres
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Parcelamento, Edificação ou Utilização Compulsórios – PEUC é um instrumento jurídico e político previsto no artigo 182 da Constituição Federal de 1988, e regulamentado pela lei federal 10.257 de 2001, o Estatuto da Cidade. O PEUC visa o princípio da função social da propriedade urbana, estimulando que os terrenos não utilizados, subutilizados e não edificados cumpram com os parâmetros de uso e ocupação do solo exigidos pelo plano diretor. O presente estudo visa demonstrar procedimentos baseados em geotecnologias livres e gratuitas para a identificação de terrenos sujeitos ao PEUC. A área utilizada para demonstração localiza-se no bairro Campeche em Florianópolis, Santa Catarina. Com o emprego do método proposto, a execução dos procedimentos foi completamente realizada com o programa livre QGIS, e foram identificados 21 terrenos não edificados e 57 terrenos subutilizados.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").