O CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO NA IMPLEMENTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO URBANA PREVISTOS NO ESTATUTO DA CIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho ressalta a importância do esenvolvimento de estudos no sentido e de propor instrumentos de gestão do território, que sejam subsídios ao planejamento urbano. Apresenta também uma proposta de implementação dos instrumentos de regulação urbana previstos no Estatuto da Cidade e nos planos diretores, utilizando o Cadastro Territorial Multifinalitário (CTM) como instrumento na sua efetivação. A pesquisa que teve como proposta a apresentação de um método de estruturação e concepção de Cadastro Territorial Multifinalitário - CTM, que pode subsidiar o processo de gestão do território nos municípios, de maneira que contribua para a busca de soluções que minimizem os problemas urbanos. O método proposto apresenta a maneira como devem estar estruturadas e vinculadas as informações a respeito das propriedades urbanas. Demonstra, por meio de exemplos, que a instrumentação legal, através do Estatuto da Cidade, é complexa, abrangente e permite a aplicação de vários instrumentos de regulação e gestão urbana que prometem a minimização e o controle dos problemas, bem como o cumprimento da função social da propriedade urbana que é passível de efetivação a partir do Cadastro Territorial Multifinalitário.
Downloads
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
RÚBIO, Monica Rodrigues Brisolla; BERTOTTI, Luiz Gilberto. O CADASTRO TERRITORIAL MULTIFINALITÁRIO NA IMPLEMENTAÇÃO DOS INSTRUMENTOS DE REGULAÇÃO URBANA PREVISTOS NO ESTATUTO DA CIDADE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 2, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n2-43832. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43832. Acesso em: 24 abr. 2025.