ATUALIZAÇÃO DOS VALORES UNITÁRIOS DE EDIFICAÇÕES VISANDO MINIMIZAR AS DISTORÇÕES NA COBRANÇA DO IPTU EM CRICIÚMA-SC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O trabalho apresenta os procedimentos empregados para atualização dos valores unitários das edificações, como uma maneira de qualificar minimamente a avaliação em massa dos imóveis da cidade de Criciúma, SC. As análises foram desenvolvidas a partir de dados de mercado levantados em diferentes fontes de informação, incluindo dados obtidos diretamente no local. O entendimento dos sistemas cadastral e tributário (em especial o Imposto Predial e Territorial Urbano - IPTU) foi essencial para embasar as ações do quadro técnico envolvido, permitindo confrontar o cenário atual da avaliação com o comportamento de mercado dos imóveis e a efetivação de simulações que conduziram aos resultados apresentados e discutidos durante o processo de validação da proposta. Técnicas de inferência estatística baseadas na NBR 14653 - Parte II e de análise de desempenho do modelo de avaliação sugeridas pelas Diretrizes Nacionais do Cadastro Territorial Multifinalitário fundamentaram os processamentos realizados para atualização dos valores. Pode-se afirmar que os resultados obtidos com a atualização dos valores unitários foram bem aceitos pela sociedade, sobretudo por que envolveram pelos procedimentos que possibilitaram ampla discussão dos impactos na carga tributária.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").