Uma contribuição da semiótica peirceana à análise visual de mapas históricos
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Considerando a necessidade do amadurecimento de técnicas para a análise de mapas históricos, este artigo apresenta uma contribuição teórico-metodológica baseada na semiótica de Charles Sanders Peirce. Neste sentido, o trabalho realiza uma síntese dos principais aspectos da semiótica peirceana, um breve olhar sobre a penetração destas pesquisas no Brasil e constrói algumas aproximações desta vertente semiótica e a técnica de leitura de mapas históricos desenvolvidas por Cintra (2015). Dessa forma, verificou-se que a semiótica peirceana provê bases sólidas de conhecimento aos pesquisadores interessados em investigar as características dos mapas históricos, demonstrando o ordenamento das etapas de análise, os aspectos ressaltados pelas categorias fenomenológicas peirceanas e a possibilidade de se verificar novas questões-problemas por meio da noção triádica do signo e suas tricotomias.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
GRAÇA, A. J. S.; GARBIN, E. P.; BRAVO, J. V. M. Uma contribuição da semiótica peirceana à análise visual de mapas históricos. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 2, p. 486–507, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n2-45379. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45379. Acesso em: 12 nov. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").