GEONÍMIA DO BRASIL: PESQUISA, REFLEXÕES E ASPECTOS RELEVANTES
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os nomes geográficos são testemunhos do povoamento, da cultura e da ocupação de um território. O estudo histórico dos topônimos, aos quais será associado o termo geônimo, permite o estabelecimento de uma genealogia da ocupação antrópica, bem como mostrar uma evolução da ocupação da área, através de sua densificação. A ligação natural da Geonímia com a Cartografia, se dá pelo estudo de mapas históricos e antigos, caracterizando-os como arquivos temporais para o seu armazenamento. Este trabalho tem por objetivo mostrar a importância do estudo dos nomes geográficos nos seus principais aspectos, bem como incentivar a retomada dos estudos e da pesquisa sobre a Geonímia do Brasil. Nesse contexto, levar-se-ão em consideração os aspectos geográficos, históricos, etnográficos e etimológicos da geonímia, na formação do território brasileiro. São também aqui abordados aspectos relacionados ao fornecimento de subsídios, para o estabelecimento de possíveis patentes ou marcas, as indicações geográficas, oriundas dos geônimos, e presentes de forma singular em cada porção do território brasileiro, com o escopo de proteger os arranjos produtivos locais, contra futuras e possíveis tentativas de registro de indicações geográficas nacionais, a partir de outros países. Pretende-se, desse modo, alentar e alertar os produtores locais, a respeito da possibilidade deste registro, na maior parte das vezes, desconhecida dos mesmos. Ao fim chama-se a atenção para a crucial importância, na implantação e efetivo funcionamento de uma Autoridade Nacional de Nomes Geográficos, que virá normatizar e proteger a geonímia nacional, hoje completamente à deriva, em matéria de disciplina na sua utilização.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").