UM RISCO, UM LAGO, UM RIO - O RIO SÃO FRANCISCO E SUAS IMAGENS CARTOGRÁFICAS EM MAPAS ANTIGOS DO BRASIL E DAS AMÉRICAS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo foi realizado a partir de uma leitura de cópias de mapas antigos do Brasil, da América do Sul e das Américas, entre os anos de 1500 a 1800, e fez parte do Projeto Etnocartografi as do São Francisco. A partir dele é possível
reconhecer como de um mapa antigo a outro, o rio São Francisco foi sendo inscrito e escrito por diferentes cartógrafos,
durante os primeiros séculos de colonização, comparando-o com outros traços, riscos, desenhos sinuosos e representações. Trata-se de uma análise geográfi ca e antropológica de como o rio São Francisco foi sendo representado em
mapas antigos desde a chegada dos primeiros europeus às Américas.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").