A COMPUTAÇÃO DO FLUXO ÓPTICO EM IMAGENS OBTIDAS POR UM SISTEMA MÓVEL DE MAPEAMENTO TERRESTRE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em um sistema móvel de mapeamento terrestre (SMMT), o posicionamento é obtido por processamento do sinal GPS. Entretanto, pode ocorrer a perda do sinal por conta da obstrução causada por construções ou vegetação, por exemplo. Há sistemas de mapeamento móvel que possuem um sensor inercial também para orientar as imagens. Tanto o posicionamento quanto a orientação (atitude) podem resultar degradados devido à deriva do mecanismo inercial causada pelo acúmulo de erros durante o intervalo de tempo que perdurar a falta de recepção do sinal GPS. As imagens de um SMMT obtidas durante a ausência dos sinais GPS ficam então mal orientadas. Uma alternativa para orientar as imagens, quando não se têm o posicionamento e a orientação dados por sensores externos, é a utilização das informações sobre o movimento interno das imagens, através do fluxo óptico binocular. Este trabalho apresenta a computação do fluxo óptico pelo método diferencial no contexto de um SMMT, com vários testes combinando-se a quantidade de imagens de uma seqüência com a variável de regularização do fluxo óptico para determinar as configurações que devem ser utilizadas com este tipo de imagem. Em trabalhos futuros, espera-se que o fluxo óptico possa, combinado com técnicas fotogramétricas e de navegação, contribuir com a automação do caminhamento fotogramétrico, baseando-se apenas nas imagens.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
BARBOSA, R. L.; GALLIS, R. B. de A.; DA SILVA, J. F. C.; MENEGUETTE JÚNIOR, M. A COMPUTAÇÃO DO FLUXO ÓPTICO EM IMAGENS OBTIDAS POR UM SISTEMA MÓVEL DE MAPEAMENTO TERRESTRE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 57, n. 2, 2009. DOI: 10.14393/rbcv57n2-44946. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44946. Acesso em: 22 dez. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").