MAPEAMENTO DE RUAS COM UM SISTEMA MÓVEL DE MAPEAMENTO DIGITAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Os sistemas móveis de mapeamento integram sensores e metodologia de modo a produzir uma posição espacial de qualquer detalhe na ou próximo à superfície terrestre. Isto significa um conjunto de equipamentos, consideravelmente caros, tais como câmaras digitais, receptores GPS (Global Positioning System), plataformas inerciais, entre outros, de tal modo que quando juntos podem produzir imagens georreferenciadas e coordenadas espaciais de qualquer atributo. Uma seqüência de imagens terrestres foi formada por imagens digitais consecutivas tomadas de bases que foram movidas ao longo do eixo principal de ruas. Este procedimento foi feito depois de montadas as vídeo câmaras no topo de um veículo Kombi para tomar as imagens dos arruamentos. A orientação do sensor foi obtida por meio da integração GPS (posicionamento dos centros perspectivos) e fototriangulação (atitude das câmaras). Este artigo apresenta os conceitos e problemas dos sistemas relacionados à tecnologia de mapeamento móvel e apresenta os primeiros resultados produzidos por um protótipo em desenvolvimento num projeto de mapeamento de ruas na escala 1:2000. Testes estatísticos mostraram que a acurácia do mapa foi aceitável e o erro padrão ficou em torno de 1,0 mm na escala do mapa.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, J. F. C.; CAMARGO, P. de O.; GUARDIA, M. C.; REISS, M. L. L.; SILVA, R. A. da C.; GALLIS, R. B. de A.; DE OLIVEIRA, R. A. MAPEAMENTO DE RUAS COM UM SISTEMA MÓVEL DE MAPEAMENTO DIGITAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 53, n. 1, 2001. DOI: 10.14393/rbcv53n1-43929. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43929. Acesso em: 24 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").