O PERFIL DAS INSTITUIÇÕES GERADORAS DE ARTIGOS NA RBC
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Cresce em escala global o interesse estratégico por ciência, tecnologia e inovação, obviamente em todas as áreas do conhecimento. A pequena comunidade científica brasileira que atua nas ciências cartográficas e geodésicas participa desta evolução e comunica, entre os pares, os resultados de seus trabalhos via os dois veículos mais importantes no Brasil: o Boletim de Ciências Geodésicas e a Revista Brasileira de Cartografia (RBC). Ambos disponibilizam os artigos selecionados em seus respectivos sites na internet. Com o propósito de melhor conhecer a comunidade científica atuante na área, este trabalho apresenta uma análise do perfil das instituições que afiliam os autores nos dois canais editoriais. Um banco de dados foi elaborado com os títulos, autores, instituições, e suas cidades-sede, e palavras-chave de todos os artigos publicados na fase on-line. Iniciando pela RBC, mediante buscas combinadas, dados e informações com enfoque nas instituições foram organizados, apresentados e discutidos, objetivando caracterizar o perfil dominante das entidades. Os resultados confirmam que as universidades públicas, seguidas dos institutos de pesquisa, respondem pela maior quantidade de artigos publicados na RBC. Verificou-se também uma grande quantidade de inserções com apenas uma ocorrência. Em consequência da importância do assunto e de algumas dificuldades em organizar os dados, recomenda-se a adoção de um procedimento de orientação aos autores e revisores de artigos para padronizar a coleta e classificação dos dados.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
DA SILVA, J. F. C.; BERVEGLIERI, A. O PERFIL DAS INSTITUIÇÕES GERADORAS DE ARTIGOS NA RBC. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 62, 2011. DOI: 10.14393/rbcv62n0-43702. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43702. Acesso em: 24 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").