MAPEAMENTO DE CÓRREGOS DE CABECEIRA SOB DOSSÉIS FLORESTAIS UTILIZANDO DADOS LIDAR
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Uma técnica de sensoriamento remoto que tem tido um progresso promissor na criação de dados topográficos em áreas florestais é o sistema Airborne Laser Scanner (ALS), baseado na tecnologia Light Detection and Ranging (LIDAR). Equipamentos usando a tecnologia LIDAR são capazes de criar um conjunto de pontos com informação de coordenadas X, Y e Z. O processamento dos dados extraídos por meio da tecnologia LIDAR permite a geração de produtos como o Modelo Digital do Terreno (MDT). Este trabalho avalia a capacidade do sistema ALS no mapeamento de córregos de cabeceira em áreas sob dosséis florestais, sendo este mapeamento útil em diversas análises de redes de drenagem. O mapeamento dos córregos de cabeceira será avaliado através de uma análise de correlação dos dados obtidos pelo sistema ALS com dados mensurados em campo. Os dados de sensoriamento remoto deste estudo foram adquiridos através de um sistema de perfilamento a laser aerotransportado LEICA ALS-50 com frequência de até 150 kHz.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RIBAS, R. P. MAPEAMENTO DE CÓRREGOS DE CABECEIRA SOB DOSSÉIS FLORESTAIS UTILIZANDO DADOS LIDAR. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 1, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n1-43724. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43724. Acesso em: 2 nov. 2024.
Edição
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").