WebMapa: Desenvolvimento de Mapas Web por um Complemento QGIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho descreve o processo de construção e validação de um (a) plugin / ferramenta em Sistema de Informações Geográficas (SIG), utilizado para desenvolvimento de mapas Web / online. O plugin, denominado WebMapa, ainda em desenvolvimento, permite ao usuário adicionar elementos cartográficos às páginas da Web, tornando-os interativos e funcionais. O plugin WebMapa foi construído no software QGIS, utilizando a linguagem de programação python. O sistema foi desenvolvido como um mecanismo de busca que permite aos usuários escolherem informações e elementos de mapas, bem como simbolizá-los. As escolhas possíveis são os seguintes elementos de mapas: base cartográfica (ex.: OpenStreetMap, Google Maps), bússola, escala, localização do usuário no mapa, edição em tela, cálculo de rota entre pontos de partida e chegada. O resultado do processamento do plugin WebMapa foi construído como um Web site disponível no formato de saída .html (HTML - Hypertext Markup Language / Linguagem de marcação de hipertexto). Desta forma, o sistema se torna multiplataforma, uma vez que pode ser acessado como um web site em qualquer tipo de navegador Web independente do sistema operacional.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").