UMA PROPOSIÇÃO PARA DETECÇÃO DAS CONDIÇÕES GEOMÉTRICAS EM CARTAS TOPOGRÁFICAS DE REGIÕES URBANAS NA ESCALA 1:10.000 DERIVADAS DE 1:2.000

Conteúdo do artigo principal

Sérgio Comé
Claúdia Robbi Sluter

Resumo

Este artigo apresenta uma proposição para a detecção das condições geométricas em cartas topográficas na escala de 1:10.000 derivadas da escala 1:2.000 de regiões urbanas, para a generalização cartográfica das edificações, das vias urbanas, dos limites de propriedade incluindo a toponímia. Os problemas de representação definidos por McMaster e Shea e por Regnald foram sintetizados nesta pesquisa pelas condições geométricas de congestionamento, coalescência, conflito e imperceptibilidade. A partir destas condições geométricas, foram propostas alternativas para restabelecer a legibilidade cartográfica através do processo de generalização cartográfica. A seleção de edificações, a eliminação das que estavam abaixo do tamanho perceptível, a simplificação de detalhes de comprimento dos lados inferiores ao estabelecido e a agregação de edificações individuais em áreas construídas reduziram a complexidade visual e restabeleceram a legibilidade na carta derivada. Palavras-chaves: Generalização cartográfica, escala, condições geométricas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
COMÉ, S.; SLUTER, C. R. UMA PROPOSIÇÃO PARA DETECÇÃO DAS CONDIÇÕES GEOMÉTRICAS EM CARTAS TOPOGRÁFICAS DE REGIÕES URBANAS NA ESCALA 1:10.000 DERIVADAS DE 1:2.000. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 67, n. 6, 2015. DOI: 10.14393/rbcv67n6-44630. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44630. Acesso em: 10 dez. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Sérgio Comé, Universidade Federal do Parana

Possui graduação em Geografia pela Universidade Eduardo Mondlane (2010), Mestrado no Programa de Pós-graduaçao em Ciências Geodésica pela Universidade Federal do Paraná (2014). Atualmente Docente no Instituto de Formação em Administração de Terras e Cartografia.

Claúdia Robbi Sluter, Universidade Federal do Paraná

Possui graduação em Engenharia Cartográfica pela Universidade Federal do Paraná (1986), mestrado em Ciências Geodésicas pela Universidade Federal do Paraná (1993), doutorado em Computação Aplicada pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (2000)com doutorado sanduíche na the University of Kansas - Estados Unidos (1998), e pós-doutorado em Geoinformation Processing pela Twente University - Holanda (2012). Atualmente é professora associado I da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Geociências, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: visualização cartográfica, cartografia temática, generalização cartográfica, mapeamento topográfico e mapas interativos.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>