Como os Produtos MODIS têm sido Utilizados para Análise dos Parâmetros Biofísicos em Regiões Semiáridas? Uma Revisão Bibliométrica e de Literatura
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O sensoriamento remoto é uma tecnologia que permite o monitoramento do ambiente com baixo custo e alta periodicidade, sendo os produtos do sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) um dos mais utilizados. Assim, busca-se apresentar as aplicações do sensor MODIS e os padrões sazonais das formas de uso e cobertura da terra na análise com parâmetros biofísicos em regiões de semiárido, sendo dividida em três seções: a primeira sobre o sensor MODIS, explicando suas características; a segunda é uma revisão bibliométrica da aplicação de parâmetros biofísicos obtidos com MODIS em ambiente semiárido; por fim, na terceira sessão, contextualiza os métodos de detecção das mudanças de uso e cobertura da terra. Para isso, a base de dados utilizada foi a Web of Sciente (WOS), que possui acesso a base de dados como ProQuest, Scopus e Wiley. O período considerado foi de 2000 até 2019 e as palavras chaves pesquisadas foram: MODIS, Semiárido e Biofísico. Com esta revisão, concluiu-se que o sensor MODIS pode oferecer relevantes produtos para o monitoramento ambiental, destacando-se o MOD13, MYD13, MOD09, MOD11, MCD 15, MCD43, MCDB3, MOD16 e MOD17. Os estudos que buscam verificar os impactos das mudanças climáticas necessitam ser cautelosos nas análises dos resultados obtidos, em razão da contaminação dos produtos por fatores atmosféricos. Ademais, para avaliar as mudanças ocorridas em uma região, alguns estudos priorizam o uso da estatística descritiva das imagens e as perspectivas futuras deverão considerar o uso de análise de tendências temporais a uma coleção de produtos do sensoriamento remoto.
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").