O APORTE DA CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO DE CONCEITOS CARTOGRÁFICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

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Gabriela Alexandre Custódio
Ruth Emilia Nogueira

Resumo

Este texto traz considerações sobre uma pesquisa desenvolvida na perspectiva de investigar como ocorre a construção do conhecimento geográfico no processo de elaboração conceitual por alunos com deficiência visual congênita. São relatados os momentos da pesquisa em que se abordaram conceitos cartográficos, mais especificamente as primitivas gráficas e escala com o auxílio de recursos cartográficos específicos, como os mapas e as maquetes táteis. Realizaram-se práticas que permitissem alcançar o objetivo da investigação, isto é, a aplicação do método mais adequado para trabalhar o conceito de escala e as primitivas gráficas com pessoas cegas de modo que elas compreendessem o que estava representado. Além disso, verificou-se de que forma os recursos utilizados foram significativos para o processo. Os resultados obtidos na investigação confirmam e reforçam a tese de que as limitações implicadas na ausência da visão somente são superadas se forem oferecidas as condições para tanto, partindo da interação do indivíduo com o meio social por meio da linguagem e com a utilização dos recursos materiais e técnicos adequados.

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Como Citar
CUSTÓDIO, G. A.; NOGUEIRA, R. E. O APORTE DA CARTOGRAFIA TÁTIL NO ENSINO DE CONCEITOS CARTOGRÁFICOS PARA ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 66, n. 4, 2014. DOI: 10.14393/rbcv66n4-44680. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44680. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Gabriela Alexandre Custódio, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Centro de Filosofia e Ciências Humanas

Ruth Emilia Nogueira, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Centro de Filosofia e Ciências Humanas