A DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR NA UNIVERSIDADE
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A recente reformulação do currículo do Curso de Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) permitiu que fosse criada uma nova disciplina para a licenciatura a ser ministrada na quinta fase, denominada de Cartografia Escolar. O programa dessa disciplina foi pensado para dar uma base de conhecimento teórico e possibilidades de exercitar algumas práticas na perspectiva do ensino da Cartografia na Educação Básica. Depois de essa disciplina ter sido ministrada por quatro semestres consecutivos, já é possível tecer críticas e mostrar as avaliações dos alunos sobre ela. Também é intuito indicar aqui os caminhos que conduziram à criação da disciplina, apresentar e discutir o currículo e a metodologia de ensino, trazendo também algumas reflexões e as vivências da autora. A partir da avaliação conjunta dos alunos e da professora, ao finalizar cada turma, estamos convictos de que a disciplina Cartografia Escolar deve fazer parte dos currículos de todos os cursos de Licenciatura em Geografia.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
NOGUEIRA, R. E. A DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR NA UNIVERSIDADE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43763. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43763. Acesso em: 23 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").