A DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR NA UNIVERSIDADE

Conteúdo do artigo principal

Ruth Emilia Nogueira

Resumo

A recente reformulação do currículo do Curso de Geografia na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) permitiu que fosse criada uma nova disciplina para a licenciatura a ser ministrada na quinta fase, denominada de Cartografia Escolar. O programa dessa disciplina foi pensado para dar uma base de conhecimento teórico e possibilidades de exercitar algumas práticas na perspectiva do ensino da Cartografia na Educação Básica. Depois de essa disciplina ter sido ministrada por quatro semestres consecutivos, já é possível tecer críticas e mostrar as avaliações dos alunos sobre ela. Também é intuito indicar aqui os caminhos que conduziram à criação da disciplina, apresentar e discutir o currículo e a metodologia de ensino, trazendo também algumas reflexões e as vivências da autora. A partir da avaliação conjunta dos alunos e da professora, ao finalizar cada turma, estamos convictos de que a disciplina Cartografia Escolar deve fazer parte dos currículos de todos os cursos de Licenciatura em Geografia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
NOGUEIRA, R. E. A DISCIPLINA DE CARTOGRAFIA ESCOLAR NA UNIVERSIDADE. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, 2011. DOI: 10.14393/rbcv63n0-43763. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43763. Acesso em: 17 abr. 2024.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ruth Emilia Nogueira, UFSC - Universidade Federal de Santa Catarina

Departamento de Geociências