A CARTOGRAFIA ENSINADA NA EDUCAÇÃO BÁSICA: EXPERIÊNCIAS DE ATLAS GEOGRÁFICO ESCOLAR MUNICIPAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho tem por objetivo mostrar como a Cartografia pode ser ensinada para alunos da Educação Básica. Sabe-se que os temas de Cartografia - são ministrados, na maioria das vezes, por professores formados em Geografia, quando as turmas são de Ensino Fundamental 2. Nos anos iniciais, essa tarefa é, normalmente, exercida por um Pedagogo. Os livros didáticos servem de orientação, para esses professores ministrarem os tópicos de Cartografia estabelecidos nos programas. Uma das observações verificadas é que os alunos iniciam seus aprendizados de mundo, por um "mapa mundi", no qual ele tem ideia do mundo em que vive. Seguem, em seus estudos, pelo entendimento de Continentes, Países, onde chegam ao Brasil e, normalmente, param nos conhecimentos dos Estados. A proposta apresentada neste trabalho é o Atlas Geográfico Escolar Municipal, no qual os alunos podem ter outros entendimentos de lugar, partindo de onde moram, onde estudam, conhecer sua cidade, as cidades vizinhas e avançar para o conhecimento do mundo, e vice-versa. Os Atlas Municipais já são elaborados em poucas regiões do país e será mostrado, aqui, o trabalho realizado na região do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, MG. Nessa região, foram elaborados os Atlas dos municípios de Sacramento e Lagoa Formosa, com a proposta de que atendam o Ensino Fundamental. Durante a elaboração dos mesmos, foram realizadas visitas aos municípios e reuniões com Secretários de Educação e professores da rede pública com o objetivo de verificar o interesse e obter sugestões de conteúdo dos mesmos. Os resultados foram animadores com professores enfatizando o Atlas como um bom instrumento de interação entre alunos e professores para que ambos sejam beneficiados. No Atlas Geográfico Escolar Municipal a criança poderá ter seu primeiro contato com mapas do seu lugar de vivência, ter a visualização espacial sua de moradia, seu bairro, seu município. Um dos propósitos do ensino com o Atlas Geográfico Escolar Municipal é o de evidenciar a importância da Cartografia na pesquisa e no ensino de Geografia, por meio de aulas teóricas e exercícios, nos quais o aluno interage com o professor e outros auxiliares (os pais, por exemplo) na solução das tarefas, e no entendimento de cada assunto.. Como informação complementar, destaca-se que o Projeto dos Atlas Geográficos Escolares Municipais de Sacramento/MG e de Lagoa Formosa/MG foram desenvolvidos por alunos de graduação em Geografia (respectivamente, Débora Pereira, da UFTM, e Fander de Oliveira, da UFU, orientados de Iniciação Científica).
Downloads
Métricas
Detalhes do artigo
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").