A CARTA ATLÂNTICA DE BARTOLOMEU LASSO DE 1586 NO CONTEXTO DA UNIÃO IBÉRICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Durante o período conhecido como o da União Ibérica (1580-1640), Portugal e Espanha viviam sob uma mesma política. A informação era compartilhada entre os dois reinos para garantir a soberania além-mar. Em 1586, o cartógrafo português Bartolomeu Lasso produziu uma carta atlântica que serviria de subsídio à formação de uma conhecida escola cartográï¬ca, a holandesa. Neste ensaio, procuramos analisar o mapa de Bartolomeu Lasso sob uma ótica alternativa à quela normalmente utilizada por muitos pesquisadores da história da cartograï¬a. Para tanto, foi realizada a desconstrução do mapa histórico, por meio das três categorias de análise propostas por Harley (2005): o contexto do cartógrafo, o contexto de outros mapas e o da sociedade. Desta maneira, foi possível identiï¬carmos os ocultos, segredos, censuras, e ideais presentes na iconograï¬a do mapa de Bartolomeu Lasso numa interpretação iconológica e não apenas iconográï¬ca. Como resultado desta análise, foi possível revelar que as produções cartográï¬cas de Bartolomeu Lasso serviram como forte influência para a cartograï¬a holandesa de ï¬ nais dos anos quinhentos e início dos anos seiscentos. Mesmo com a política de sigilo cartográï¬co empregada por Portugal, não foi possível esconder tais produções de outras nações imperialistas rivais que também se interessavam pelas colônias de Portugal e Espanha na América.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
SCOTTON, G. C.; NOGUEIRA, R. E. A CARTA ATLÂNTICA DE BARTOLOMEU LASSO DE 1586 NO CONTEXTO DA UNIÃO IBÉRICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 68, n. 1, 2016. DOI: 10.14393/rbcv68n1-44475. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44475. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").