EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CARTOGRAFIA NO BRASIL - INSTITUIÇÕES, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS

Conteúdo do artigo principal

Rosely Sampaio Archela

Resumo

A história da cartografia é um tema intrínseco à história do Brasil, sobretudo, ligado às principais instituições públicas. Este artigo se pauta na periodização histórica (Colonial, Imperial, Primeira República, Getulio Vargas e o Estado Novo, Governos Militares e os Governos da Redemocratização) para apresentar as principais instituições relacionadas à cartografia sobre as quais vários autores escreveram ao longo do tempo. Essa produção científica publicada em periódicos nacionais gerou debates que contribuíram para a disseminação de estudos teóricos, ampliação de novas metodologias e para formação profissional. Enfoca também, o desenvolvimento de técnicas cartográficas com o objetivo de contribuir para a analise dos métodos e instrumentos empregados no mapeamento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Detalhes do artigo

Como Citar
ARCHELA, R. S. EVOLUÇÃO HISTÓRICA DA CARTOGRAFIA NO BRASIL - INSTITUIÇÕES, FORMAÇÃO PROFISSIONAL E TÉCNICAS CARTOGRÁFICAS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 59, n. 3, 2009. DOI: 10.14393/rbcv59n3-44889. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44889. Acesso em: 29 nov. 2022.
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Rosely Sampaio Archela, Universidade Estadual de Londrina

possui graduação em Geografia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1982), mestrado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (1993) e doutorado em Geografia Física pela Universidade de São Paulo (2000). Atualmente é professora Associada da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Geografia, com ênfase em Cartografia, atuando principalmente nos seguintes temas: cartografia e geografia, cartografia e ensino, cartografia ambiental, cartografia teórica e cartografia como instrumento para ensino de geografia.