MODELOS PARA A REPRESENTAÇÃO DE DADOS ESPAÇO ESPAÇOTEMPORAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A modelagem de dados espaço-temporal consiste em um importante ponto na busca pela incorporação da variável tempo em sistemas de informação geográfica (SIG). Quanto mais próximo um modelo de dados espaço-temporal estiver de nossos próprios conceitos de espaço e tempo, com mais facilidade e rapidez o conhecimento espaço-temporal poderá ser representado em meio computacional. A partir do final da década de 1980, vários modelos de dados espaço-temporais que incorporam a dimensão temporal em SIG vêm sendo propostos. O presente artigo tem como objetivo apresentar e discutir alguns desses modelos. Inicialmente, os modelos de dados espaço-temporais são apresentados em ordem cronológica. Em seguida, esses modelos são classificados de acordo com o tipo de abordagem característica em: 1) retratos sequenciais; 2) composição espaço-temporal; 3) estado inicial com emendas; 4) modelos com base em evento ou no tempo; 5) modelos com base em objeto, entidade, identidade, processo ou atividade; 6) abordagem combinada/ integrada; 7) modelos orientados a eventos. Por fim, são apresentadas as principais características, vantagens e desvantagens de cada um dos modelos. Conclui-se com uma análise da eficiência das principais abordagens apresentadas com relação ao acesso e à manipulação dos dados.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
SCHAFER, Alexandro Gularte; NOGUEIRA, Ruth Emília. MODELOS PARA A REPRESENTAÇÃO DE DADOS ESPAÇO ESPAÇOTEMPORAIS. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 65, n. 1, 2013. DOI: 10.14393/rbcv65n1-44790. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44790. Acesso em: 28 dez. 2025.