PROJEÇÕES DE DESCARGAS EXTREMAS SOB IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Eventos hidroclimáticos extremos tem se tornado cada vez mais recorrente nas últimas décadas na região da Bacia Amazônica. O relatório do IPCC ainda concorda com uma tendência de incremento na frequência e intensidade de eventos extremos, como cheias e inundações, causando danos ï¬nanceiros e socioeconômicos. Neste contexto, foi desenvolvidas análises de séries descargas máximas sob o impacto das mudanças climáticas na região Amazônica. As projeções obtidas mostram, em geral, o decrescimento das vazões máximas anuais mais recorrentes, enquanto que eventos de descargas mais extremas ï¬cam mais severos até o ï¬nal do século. A duração média das cheias também apresenta diminuição de seus valores. Este estudo permite uma avaliação dos riscos dos impactos climáticos futuros na Calha Sul Amazônica e Bacia do Rio Tocantins, focando na redução da vulnerabilidade da população.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
LOPES, L. G.; RODRIGUEZ, D. A.; SIQUEIRA JUNIOR, J. L.; MOHOR, G. S. PROJEÇÕES DE DESCARGAS EXTREMAS SOB IMPACTOS DAS MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA REGIÃO AMAZÔNICA. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 1, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n1-44041. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44041. Acesso em: 2 nov. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").