Desenvolvimento de produto mensal em imagens MODIS/MAIAC e avaliação da distribuição de dados nulos na Amazônia
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Existe uma forte discussão sobre os métodos e resultados das análises do EVI (Enhanced Vegetation Index), oriundo do sensor Moderate Resolution Imaging Spectroradiometer (MODIS) em estudos da fenologia e de eventos extremos na Amazônia. Esta discussão pauta-se no grande número de dados não aproveitados devido a ocorrência de nuvens na região, assim como nos métodos de correção atmosférica utilizados no produto convencional. O Multi-angle Implementation of Atmospheric Correction (MAIAC), que é um algoritmo de correção dos dados MODIS com uma abordagem baseada no uso de séries temporais foi desenvolvido para melhorar tanto a precisão da detecção de nuvem, como a qualidade da correção atmosférica. Este produto da NASA é distribuído em mosaicos de oito dias. Nesta pesquisa, objetivou-se avaliar a qualidade do produto MODIS/MAIAC 8-dias para a bacia amazônica, e propõe-se uma metodologia de geração de mosaicos mensais, visando aumentar o número de dados de qualidade disponíveis para a área de estudo. Para tanto, foi desenvolvido uma metodologia de geração de mosaicos mensais baseada em análise espacial para detecção de nuvem, recuperação de aerossóis e correção atmosférica para o período de 2000 a 2016. Os resultados desta pesquisa apontam a metodologia de geração de mosaicos mensais diminui de 40% para 15% de dados sem informação. A distribuição dos dados sem informação apresenta uma forte correlação com o regime de chuvas na bacia. A metodologia desenvolvida nesta pesquisa contribuiu para a melhoria na disponibilidade de dados observacionais para Amazônia e potencialmente pode ser transformada em um produto operacional.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
CÂNDIDO, P. de A.; ANDERSON, L. O.; DE MOURA, Y. M. Desenvolvimento de produto mensal em imagens MODIS/MAIAC e avaliação da distribuição de dados nulos na Amazônia. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 70, n. 2, p. 582–604, 2018. DOI: 10.14393/rbcv70n2-45399. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/45399. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos Originais
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").