PREVISÕES DE CHEIAS EXTREMAS NOS HORIZONTES SAZONAIS E DE CURTO E MÉDIO PRAZOS NA BACIA DO RIO MADEIRA: ESTUDO DE CASO DA ENCHENTE DE 30 DE MARÇO DE 2014 EM PORTO VELHO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A previsão de níveis de rios é um elemento importante de um sistema de alertas de desastres associados com eventos hidrológicos extremos. Neste trabalho é apresentado o uso de previsões de tempo de curto e médio prazo e de previsões climáticas sazonais por conjunto para monitoramento de cheias extremas em grandes bacias hidrográï¬cas. Os resultados do estudo de caso da cheia no Rio Madeira em Porto Velho no ano hidrológico 2013-2104, que teve seu pico em 30 de março de 2014, apresentam um bom desempenho do acoplamento entre o modelo atmosférico Eta-INPE e o modelo hidrológico MHD-INPE para as previsões de vazões. As análises sugerem que as previsões sazonais podem ser utilizadas para indicar a potencial ocorrência de um evento acima dos limiares de alerta e de emergência, enquanto que as previsões de tempo auxiliam na estimativa dos valores extremos uma vez estabelecida a onda de cheia. Este tipo de utilização conjunta de previsões em diferentes escalas permite focalizar com maior antecedência as regiões de impacto potencial.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Métricas
Carregando Métricas ...
Detalhes do artigo
Como Citar
RODRIGUEZ, D. A.; GAROFOLO LOPES, L.; CARRIELLO, F.; SIQUEIRA JÚNIOR, J. L.; PINTO, G. L.; TOMASELLA, J.; CHOU, S. C. PREVISÕES DE CHEIAS EXTREMAS NOS HORIZONTES SAZONAIS E DE CURTO E MÉDIO PRAZOS NA BACIA DO RIO MADEIRA: ESTUDO DE CASO DA ENCHENTE DE 30 DE MARÇO DE 2014 EM PORTO VELHO. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 69, n. 4, 2017. DOI: 10.14393/rbcv69n4-44337. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/44337. Acesso em: 22 dez. 2024.
Seção
Artigos
Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").