O USO DA IDE NA GESTÃO TERRITORIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O Brasil possui uma escassez de dados sobre o território. Isto acontece pela falta de compartilhamento de dados nas esferas locais, regionais e nacional. O não compartilhamento deste tipo de dado gera a recoleta e o desperdício do dinheiro público que poderia ser destinado para outros fins. Com isto, surge a necessidade de uma estrutura que compartilhe estes dados, facilitando o acesso à informação espacial e reduzindo os gastos com coleta dos mesmos. Desde 2008, a Infraestrutura Nacional de Dados Espaciais - INDE, no Brasil, vem sendo discutida. Uma IDE é fundamentada na concepção de uma infraestrutura baseada na relação hierárquica entre as diversas esferas governamentais, envolvendo não só a padronização e a definição de metadados, mas também desenvolvendo políticas de compartilhamento e acesso aos dados geoespaciais. Este artigo descreve, em linhas gerais, o que é uma IDE e como ela se relaciona com o cadastro e a gestão territorial.
Downloads
Download data is not yet available.
Detalhes do artigo
Edição
Seção
Artigos

Esta obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Attribution 3.0 Unported License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Atribuição que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (veja "O Efeito do Acesso Aberto").
Como Citar
DE SOUSA NETO, João Alexandre; TENÓRIO CARNEIRO, Andréa Flávia; SILVA PAIXÃO, Silvane Karoline. O USO DA IDE NA GESTÃO TERRITORIAL. Revista Brasileira de Cartografia, [S. l.], v. 63, n. 3, 2012. DOI: 10.14393/rbcv63n3-43745. Disponível em: https://seer.ufu.br/index.php/revistabrasileiracartografia/article/view/43745. Acesso em: 5 dez. 2025.